testando Conjunto de técnicas e atividades como objetivo de atrair um público e convertê-los em eleitores, ou seja: conquistar votos para fazer que um candidato seja eleito.

O planejamento estratégico para este período é de suma importância. Um plano de marketing eleitoral deve ser elaborado para identificar oportunidades, evitar surpresas prevendo e adaptar ações, favorecendo a gestão e a otimização dos recursos. Não existem planos prontos. Devemos considerar que cada período eleitoral é único.

É importante relembrar e compreender que esse último tipo de marketing é o que visa a vitória na disputa pelos votos. São as técnicas e processos implementados para que os candidatos obtenham o melhor resultado possível nas urnas.

São algumas das principais ações, atividades e estratégias de marketing eleitoral:

  • realização de pesquisas eleitorais;

  • planejamento estratégico;
  • bom uso do horário eleitoral;

  • preparação para debates;

  • criações de peças de campanha, como santinhos, jingles, slogans e etc;

  • manutenção de sites e das redes sociais do candidato e campanha online;

  • proposição de eventos e relacionamento direto com o eleitor.